AVE, Agressão e Violência Escolar - Avaliar para Intervir

Objetivos da formação 

  • Conhecer o questionário AVE: características e objetivos.
  • Abordar conceitos como violência escolar, agressão e vitimização.
  • Cotar e interpretar os resultados do AVE: perfil gráfico e informação qualitativa recolhida no momento da sua aplicação.
  • Fazer um diagnóstico clínico com base no AVE.

 

Programa

1. Analisar o estado da arte no âmbito da vitimização entre pares e contextualização da prova

1.1 Introdução ao tema da agressão e da violência escolar.

Vitimização pelos pares.

    Contributo do AVE enquanto instrumento de avaliação psicológica.

     2. Descrever a estrutura do instrumento

     3. Conhecer e manusear corretamente o material

    3.1 Objetivos e material do AVE

    Conhecer o AVE e os materiais que o compõem.

    Utilização dos materiais do AVE.

      4. Conhecer os princípios éticos e deontológicos na Avaliação Psicológica

    4.1 Norma de aplicação

    Cuidados a ter durante a administração do AVE

     5. Adquirir competências necessárias ao psicólogo, a desenvolver durante a aplicação da prova de forma a realizar uma boa avaliação qualitativa

    5.1 Aplicação: o papel do Psicólogo

    Especificidades na administração do AVE

     6. Saber utilizar a plataforma online para correção da prova

    6.1 Cotar e interpretar os resultados do AVE

    Obtenção do perfil gráfico de resultados.

    Verificação da validade dos resultados.

    Análise dos resultados: informação qualitativa recolhida e perfil gráfico.

    7. Saber analisar o perfil da prova e os critérios de validade da mesma

    8. Saber enquadrar o sujeito nos quatros tipo de quadros de agressão e violência escolar

    8.1 Diagnóstico de presença de agressão e violência escolar

    Indicadores gerais.

    Escalas de vitimização.

    Escalas clínicas.

    Grupos diagnósticos.

     9.Saber elaborar um resumo da informação obtida para contar num relatório clínico

    9.1 Inclusão da informação obtida através do AVE num relatório clínico.

     10. Saber interpretar a informação obtida na prova e delinear programas de intervenção individual ou grupal, mediante o quadro de agressão e violência escolar obtido

     

    Data & Horário

    A formação irá decorrer no dia 28 de setembro, no horário das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, nas instalações da Editora Hogrefe (Lisboa).

     

    Prazo para a inscrição

    Até ao dia 18/09/2019 (inclusive).

    Inscreva-se

    Local

    Lisboa
    Rua Mário de Azevedo Gomes 4a
    1500-467 Lisboa

    Detalhes

    Participantes:
    8 - 16
    Duração
    1 dia (6 horas)
    Destinatários

    Psicólogos e alunos de Psicologia.

    Acreditação

    Formação acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a atribuição de 3,5 créditos.