Qualificação dos Utilizadores

 

Os instrumentos de avaliação e de intervenção publicados e distribuídos pela Editora Hogrefe requerem competências específicas, desenvolvidas em contexto de formação académica e profissional, que assegurem uma adequada utilização dos mesmos. Assim, a sua aquisição está, sem exceção, reservada aos utilizadores que comprovem a sua qualificação académica e profissional.

Em conformidade com os princípios definidos no Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses, com as orientações definidas nas Diretrizes Internacionais para a Utilização de Testes, com as normas éticas e profissionais estabelecidas pelas mais variadas organizações que regulam a utilização deste tipo de instrumentos e com o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, para que um cliente seja considerado elegível para adquirir os produtos por nós comercializados tem de fazer prova das suas qualificações, assinar um termo de responsabilidade e preencher um Formulário de Registo.

Assim, para que um cliente possa adquirir os produtos comercializados pela Editora Hogrefe terá de nos enviar os seguintes documentos:

  • Formulário de Registo devidamente preenchido e assinado (assinatura conforme consta do documento de identificação).
  • Termo de Responsabilidade, devidamente assinado (assinatura conforme consta do documento de identificação). O Termo de Responsabilidade está incluído no Formulário de Registo.
  • Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações.

 

A Editora Hogrefe reserva-se o direito de requerer informações adicionais relativamente às qualificações dos profissionais que pretendam adquirir instrumentos de intervenção e de avaliação determinando, desta forma, se estão ou não qualificados para os utilizar. Reserva-se ainda o direito de suspender a venda de material, sempre que existam claras evidências de violação das regras básicas de utilização dos instrumentos por nós comercializados, por parte desses utilizadores.

Ainda que, presentemente, a Editora Hogrefe disponibilize alguns instrumentos de avaliação e de intervenção a outros profissionais, para além dos psicólogos, seguindo os critérios definidos pelos detentores dos direitos de autor no que respeita aos utilizadores habilitados a utilizá-los, é importante ter em consideração que o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses explicita que a avaliação psicológica "(...) é um ato exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos/as psicólogos/as relativamente a outros profissionais" e ainda que "as técnicas e instrumentos de avaliação devem ser utilizados por psicólogos/as qualificados/as com base em formação atualizada, experiência e treino específicos, exceto quando tal é realizado, com supervisão apropriada, com objetivos de treino ou formação".

Todos os nossos instrumentos possuem uma classificação consoante o nível e tipo de qualificação exigido aos utilizadores:

Nível de Qualificação A

Incluem-se nesta categoria os programas de intervenção, que podem ser adquiridos por profissionais com experiência no âmbito concreto da prova e outros que estão orientados para cuidadores (p.e., pais, educadores, etc.).

Nível de Qualificação B

Os testes incluídos nesta categoria podem ser adquiridos por profissionais com:

  • Licenciatura em Psicologia (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de Dezembro de 2007).
  • Mestrado em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1º e 2º ciclo em Psicologia.
  • Profissionais, com formação superior ao nível da Licenciatura noutras áreas das Ciências Humanas (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de Dezembro de 2007), que não a Psicologia, que trabalhem na área de Recursos Humanos, e que tenham experiência no âmbito da avaliação de recursos humanos e certificação específica ao nível da utilização de provas psicológicas. As provas com classificação B que podem ser adquiridas por estes profissionais são unicamente as que estão orientadas para a área de Recursos Humanos.

 

Nível de Qualificação C

Os testes incluídos nesta categoria podem ser adquiridos por profissionais com:

  • Licenciatura em Psicologia (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de Dezembro de 2007).
  • Mestrado em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1º e 2º ciclo em Psicologia
  • Médicos e outros profissionais com formação superior e experiência profissional na área específica de aplicação da prova, assim como na utilização de instrumentos de avaliação. Estas situações estão dependentes de aprovação por parte da Editora Hogrefe. Para tal, poderão ser requeridas informações mais detalhadas sobre a experiência profissional e formação académica e profissional.

 

Qualquer aquisição dos produtos e serviços comercializados pela Editora Hogrefe, Lda. está sujeita aos nossos Termos e Condições e Política de Privacidade.

Quando um cliente adquire algum produto ou serviço à Editora Hogrefe, Lda. aceita estes Termos e Condições e a Política de Privacidade.